domingo, 8 de agosto de 2010

Olá, queridos/as!

Finalizamos o trabalho literário com O Pagador de Promessa, de Dias Gomes, e gostaríamos de saber sua opinião sobre a obra. O que acharam de cada personagem (Zé do Burro, Rosa, Bonitão, Marli...) qual a importância da temática abordada  e do desfecho (ele foi fiel à temática?).
Contamos com a sua participação!
beijos,
Joelma e Luciana

3 comentários:

  1. Ary Cabral - 7ª série B

    Gostei muito de ler o livro "O Pagador de Promessas" e indico sua leitura ao público em geral, pois sua história é envolvente e fácil de ser lida. Sobre as personagens, destaco a figura principal de Zé do Burro, por sua crença inabalável e determinação ao cumprir a promessa que havia feito à Santa Bárbara para salvar seu burro. A sua ingenuidade também merece destaque e a todo momento é mostrada na obra. Sua esposa, Rosa, a todo momento pede a Zé do Burro para deistir de sua promessa e voltar a sua terrinha, parecendo uma pessoa de pouca fé, que desiste fácil das coisas. A figura do homem da cidade grande é representada por Bonitão, mau caráter, gigolô, sustentado por uma prostituta chamada Marli, que o ama, sem ser correspondida. Bonitão é o típico malandro dos grandes centros urbanos; cheio de esperteza para enganar os mais inocentes.
    A temática do livro se centra em mostrar a importância de se cultivar uma fé e lutar pelos nossos ideais. No caso particular da obra, Zé luta, literalmente, até a morte para pagar a sua promessa, atingindo o seu objetivo.

    ResponderExcluir
  2. Eu, particularmente adorei o livro, pois é totalmente diferente do que são propostos pelo colégio, e isso facilitou o entendimento da obra.
    A atividade foi melhor ainda porque foi super dinâmica e descontraída.
    A única decepção que tive, foi a morte do Zé-do-Burro, pois depois de todo o seu sacrifício que ele fez para em fim cumprir sua promeça, faleceu, mas em geral, gostei muito de todos os personagens e mais ainda do livro por ser escrito em diálogos, facilitando ainda mais a leitura.

    Alice Brandão 7ªC

    ResponderExcluir
  3. Eu achei esse trabalho muito bom, porque antes de ler o livro, eu pensava que era mais um livro chato que o colégio mandou ler, mas depois que eu li, percebi que era bem legal, eu gostei dele.
    Camilla Righas 7ª C

    ResponderExcluir